PSICOLOGIA

É fundamental o acompanhamento do profissional de Psicologia no processo pré e pós operatório para a Cirurgia Bariátrica.

Cirurgia bariátrica é um procedimento que exige do paciente mudanças de hábitos alimentares, comportamentais, da forma de pensar sua relação com a comida e o ato de comer.

O psicólogo, no processo terapêutico, é o profissional importante que auxilia o paciente a realizar as mudanças fundamentais para o sucesso da cirurgia de uma forma preventiva e educativa.

A avaliação psicológica pré-operatória bariátrica tem o objetivo de verificar as condições emocionais e psicológicas do paciente, averiguar medos, desejos, expectativas, estados de ansiedade e de humor, quais objetivos a serem alcançados, juntamente avaliar a rotina alimentar, a forma de se relacionar emocionalmente com os alimentos, compulsões alimentares e outros transtornos que possam prejudicar o sucesso da cirurgia.

O psicólogo se torna um facilitador no processo de transformação no pré e pós-cirúrgico.

Tem o objetivo de mobilizar o paciente, juntamente com a família, para que tenham um comportamento ativo, ajudá-lo a desenvolver estratégias cognitivas, emocionais e comportamentais para que as mudanças necessárias para o sucesso da cirurgia sejam vivenciadas diariamente de forma positiva.

Portanto, o papel do psicólogo, juntamente com toda equipe multidisciplinar, é fazer com que o paciente tenha um compromisso consigo próprio e, acima de tudo, com sua saúde.